Gerais

Cerca de 700 gestores do Ceará participam de Seminário sobre Gestão Escolar

10 dezembro 2015

Está sendo realizado hoje, 10 de dezembro, o Seminário Estadual Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, em Beberibe, Ceará. O evento é uma parceria do Instituto Unibanco com a Secretariada Educação do Ceará e  reúne cerca de 700 gestores escolares entre diretores de escolas, supervisores, superintendentes regionais e equipe técnica do governo estadual, para promover uma discussão sobre o papel da gestão escolar na melhoria da qualidade da educação pública.

Armando Amorim Simões, secretário-adjunto da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, abriu o evento ressaltando a relevância em realizar este debate em conjunto para alinhar conceitos, expectativas e o papel de cada um. “Esse Seminário demonstra claramente a importância que tem o gestor escolar”, exclamou.

Segundo ele, a atenção que o Estado tem dado aos métodos para otimizar a gestão escolar vão impactar diretamente o aprendizado dos estudantes. “Os jovens precisam ter opções e a possibilidade de fazer escolhas que atendam às suas expectativas, que proporcionem trajetórias formativas e que contribuam com os projetos de vida”.

Também na parte da manhã, Mirela Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, trouxe uma reflexão sobre direitos, autonomia e equidade no âmbito da gestão escolar. “Nada melhor para fechar o ano do que trocar experiências e conhecimento, pois a troca já é aprendizagem”, afirmou.

Para ela, o Seminário é uma oportunidade para disseminar o conteúdo abordado durante o Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública: Gestão Escolar, realizado em setembro pelo Instituto (veja aqui o vídeo com os melhores momentos).

“O Seminário Internacional foi um evento importante em termos de advocacy do conceito de gestão, que é tão importante para nós. Tínhamos representantes do Ceará lá, mas não nesse alcance. Aqui podemos abrir as questões com todos os gestores e fazer a construção coletiva do conhecimento”, completa.

O Seminário do Ceará compõe uma série de seminários estaduais que estão fechando as atividades de 2015. O primeiro foi realizado no Espírito Santo, dia 28 de outubro. Veja aqui como foi o evento: http://bit.ly/1RZXhDC