Gerais

Seminário no Piauí discute papel da gestão escolar para a melhoria da educação

18 dezembro 2015

O Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí realizaram hoje, 18 de dezembro, o Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, em Teresina (PI). O evento reuniu cerca de 230 gestores, coordenadores e supervisores das Gerências Regionais de Educação, além de técnicos da Seduc, com o objetivo de promover a discussão sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da educação pública.

Rejane Dias, secretária estadual de Educação do Piauí, abriu o evento e ressaltou a importância da motivação e do envolvimento de todos os atores para as conquistas deste ano. Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, ministrou a palestra “Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem: direitos, autonomia e equidade” e ressaltou a importância de colocar o estudante no centro do processo de decisão e gestão da escola para melhorar os resultados de aprendizagem.

_PHT0591Também participou do Seminário Alexsandro do Nascimento Santos, doutor em História da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre autonomia e gestão escolar para resultados. Para Santos, “a decisão de gestão com autonomia preocupada com os estudantes” é fator decisivo para fazer a diferença na qualidade da educação.

À tarde, os participantes foram divididos em grupos para discutir quatro temas: mobilização juvenil, currículo e práticas pedagógicas, autonomia nos processos de gestão e comunicação na rede de ensino.

O Seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Jovem de Futuro, projeto do Instituto que em parceria com secretarias estaduais de educação, visa o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas do Ensino Médio.