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Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem é tema de seminário no Pará

1 abril 2016

O Instituto Unibanco e a Secretaria de Educação do Pará (Seduc) realizaram, nos dias 28 e 29 de março, o Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, em Belém (PA). O evento reuniu cerca de 150 rofissionais das escolas e da Seduc, dentre diretores e coordenadores de escolas de Ensino Médio, supervisores, equipe gestora e equipe técnica da Seduc para debater sobre  o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública, com foco na corresponsabilização entre profissionais da educação.

A secretária de Educação, Ana Cláudia Serruya Hage abriu o seminário ressaltando a importância de aprofundar a compreensão dos gestores sobre a corresponsabilidade na gestão escolar. “Precisamos nos dedicar cada vez mais para melhorar a educação do nosso estado. Se melhorarmos o dia a dia da gestão, melhoramos a vida dos nossos alunos que merecem uma educação de qualidade”, afirmou.

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, reforçou a o impacto da gestão escolar na aprendizagem dos estudantes. “A responsabilização da escola e a priorização das ações tem que estar a serviço do aprendizado dos alunos, orientando para o pedagógico e para a aprendizagem. A gestão é uma visão global do processo de aprendizagem, está no centro da possibilidade dessa transformação. Quando o gestor só faz a rotina, ele se aliena, quand0 na verdade deveria ser o pivô desse processo transformador”.

O professor Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, também destacou em sua palestra o papel da liderança na transformação da educação. “Cabe ao gestor escolar conduzir a gestão da escola pública sabendo o quanto ela é importante para a construção de nossa sociedade e para o futuro de nosso país”.