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Corresponsabilização é tema de seminário no Piauí

5 setembro 2016

O Instituto Unibanco realizou, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí, o Seminário Corresponsabilização para Resultados de Aprendizagem, em Teresina, nos dias 30 e 31 de agosto.

O evento teve como intuito aprimorar aspectos do processo de corresponsabilização das diferentes instâncias da rede – Seduc, Gerências Regionais de Ensino (GREs) e escolas – com os resultados de aprendizagem de todos os estudantes. Para isso, foram desenvolvidas atividades visando à qualificação de repertórios e à troca de saberes e práticas entre diferentes atores responsáveis pela política estadual de Ensino Médio.

“Nós acreditamos que nas escolas do Piauí existem boas práticas de gestão que podem iluminar nosso caminho na construção de práticas ainda mais amplas que atendam ao nosso objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes”, afirmou Alexsandro Santos, gerente de Desenvolvimento e Conteúdos do Instituto Unibanco na abertura do evento.

Rejane Ribeiro Sousa Dias, Secretária de Estado da Educação e Cultura do Piauí, participou do segundo dia do seminário e destacou a relevância de valorizar o trabalho individual dos atores envolvidos no processo de aprendizagem dos jovens, para assim reforçar a importância do trabalho coletivo. “O objetivo desse seminário é fortalecer o trabalho de cada um, aumentando a sinergia na busca de melhores resultados que vão refletir diretamente na melhoria dos indicadores do estado e na aprendizagem de todos os nossos alunos”, afirmou durante o evento.

Alexsandro Santos complementou a fala da secretária: “A questão da educação não se resolve no âmbito individual. Não adianta bater no peito e dizer ‘eu vou resolver as questões dessa escola’. As respostas para as questões da educação passam pela corresponsabilização dos diferentes atores. Cada um cumprindo muito bem o seu papel, mas sobretudo colaborando com os demais agentes que são tão responsáveis quanto nós”.

O Seminário reuniu cerca de 300 participantes entre gestores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais, Profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGs) das GREs e equipe técnica da Seduc.