Gerais

Diálogo sobre Gestão Escolar reunirá mais de 400 estudantes no Espírito Santo

1 agosto 2017

A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) e o Instituto Unibanco realizam nos dias 3 e 4 de agosto, em Domingos Martins, o Diálogo sobre Gestão Escolar, evento que reunirá 439 estudantes e 84 gestores das 209 escolas do Ensino Médio da rede pública estadual que integram o Projeto Jovem de Futuro. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre os participantes com o intuito de incentivar o protagonismo dos jovens na gestão escolar, fortalecendo os vínculos com a escola e contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Durante o encontro, os jovens e profissionais da educação vão debater sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Serão formados grupos para atividades de reflexão e expressão artística com a facilitação de educadores: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a própria participação na escola; já os gestores, sobre como viabilizar essa participação.

Além disso, acontecerão exibições do documentário “Nunca me sonharam”. O filme traça um panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil, dentre eles, o Espírito Santo.

O Espírito Santo é o segundo estado a participar do Diálogos sobre Gestão Escolar em 2017. Na semana passada, o evento foi realizado no Ceará. E, ainda passará por Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte, estados participantes do programa Jovem de Futuro.