Gerais

Seminário no Rio Grande do Norte discute participação dos jovens na gestão

18 agosto 2017

Gestores escolares, coordenadores pedagógicos, assessores pedagógicos e dirigentes das regionais da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) do Rio Grande do Norte estiveram presentes nesta quinta-feira (17) no Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem, em Natal (RN). O evento integra as ações do Jovem de Futuro, uma parceria do Instituto Unibanco com a SEEC iniciada em abril deste ano em 143 escolas estaduais do Ensino Médio; outras 100 unidades devem receber o programa nos próximos três anos.

O Seminário foi iniciado pela secretária adjunta Mônica Guimarães, que ressaltou a importância do evento. “Os nossos estudantes estão esperando uma ação nossa e nós estamos em uma formação que nos permite partir para a ação”, afirmou. As atividades tiveram continuidade com a palestra de Maria Júlia Azevedo, gerente de implementação do Instituto Unibanco. A partir do tema “Gestão orientada para participação e diversidade”, Maria Julia apresentou alguns dados sobre o perfil da população de 15 a 17 anos do Estado. Assim, foi possível observar, por exemplo, que existem mais meninas fora da escola (13,4%) do que meninos (9,5%).

A programação incluiu ainda uma mesa de discussão que contou com a presença da pesquisadora Telma Vinha, da Unicamp, da especialista em juventudes Regina Novaes e do gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco, Alexsandro dos Santos. No período da tarde, os gestores se dividiram em grupos para discutir formas de garantir a participação mais ativa dos jovens na gestão das escolas.

Confira as apresentações do seminário

Gestão escolar orientada para resultados – Maria Júlia Azevedo

Avaliação responsiva no programa Jovem de Futuro – Telma Vinha

Juventudes: “ser jovem hoje”, aprendizagens e participação – Regina Novaes

Considerações sobre o direito (humano) à educação – Alexsandro dos Santos