Gerais

Rio Grande do Norte realiza Diálogos sobre Gestão Escolar pela primeira vez

25 agosto 2017

Estado parceiro do programa Jovem de Futuro desde o início do ano, o Rio Grande do Norte realizou na última quarta-feira (23) os Diálogos sobre Gestão Escolar. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e pelo Instituto Unibanco, tem como objetivo incentivar a participação dos jovens na gestão. Estiveram presentes 350 estudantes do Ensino Médio e 60 professores, assessores pedagógicos, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e dirigentes regionais – da rede pública estadual.

A programação contou com atividades artísticas e momentos de discussão em grupo. Para o educador Júlio Lima, a arte tem um papel fundamental, pois instiga o senso crítico. “Por meio da arte, posso apresentar, como os alunos apresentaram, o melhor e o pior da gestão escolar, visto que a arte sempre vai ser um canal que traz essa riqueza da reflexão”. Entre as produções feitas pelos estudantes e gestores, destacaram-se esquetes teatrais, composições musicais, vídeos, cartazes e fanzines. Nos trabalhos foram abordadas questões como falhas na comunicação, racismo e preconceito contra a comunidade LGBT dentro da escola.

Com – e não para – os jovens

Maria Isabel Oliveira de Carvalho, estudante do 2ª ano na escola estadual Severiano de Carvalho, localizada em Severiano de Carvalho, integrou o grupo de vídeo. A garota de 15 anos foi diretora do grêmio estudantil e, atualmente, é líder de turma e faz parte do grupo gestor do Jovem de Futuro em sua escola, onde discutem sobre pontos negativos do ensino e pensam em ações para poder solucionar os problemas. “É muito legal essa participação do aluno com os gestores”, disse a jovem, que comentou ainda que a participação aumentou após a implementação do programa Jovem de Futuro.

Essa é a segunda edição da série de Diálogos sobre Gestão Escolar que, além do Rio Grande do Norte, já passou pelo Ceará, Espírito Santo e Pará e deve ser realizado ainda no Piauí e em Goiás. A estimativa é que, ao final, o evento tenha alcançado ao menos 3.700 pessoas. Os seis Estados fazem parte do Jovem de Futuro.

Para Maria Júlia Azevedo, Gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, por meio dos Diálogos, a instituição vem se aprimorando nessa agenda com as juventudes e aprendendo “como é essa química de produzir coisas com os jovens”. “Precisamos fazer coisas com os jovens e não só para os jovens”, finalizou a gerente. Já Cláudia Santa Rosa, Secretária de Educação do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância de fazer parcerias como a do instituto Unibanco para ter impactos positivos na educação. “Precisamos de outros para ajudar a melhorar o ensino do Rio Grande do Norte”, defendeu.