Gerais

Edição do Aprendizagem em Foco destaca que troca de experiências contribui para formação de gestores

27 setembro 2017

A edição 34 do Aprendizagem em Foco coloca em pauta a formação de gestores escolares e a importância de trocas de experiências para o seu desenvolvimento profissional. A pesquisa “Práticas Comuns à Gestão Escolar Eficaz” (2009), realizada pela Fundação Victor Civita com apoio do Ibope, aponta que 93% dos entrevistados afirmam que tiveram uma graduação boa ou ótima. Porém, 45% argumentam que essa formação inicial não os prepara adequadamente para lidar com a realidade e o cotidiano da gestão escolar.

O boletim também destaca dados da Saeb-Prova Brasil 2015, nos quais 83% dos diretores declararam ter participado de alguma atividade de desenvolvimento profissional. Todavia, 60% disseram que o impacto da formação foi de moderado a inexistente na atuação como diretor.

Segundo o estudo “Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares Adotadas por Secretarias Estaduais e Municipais de Educação” (2011), produzido pelo Cedhap a pedido da Fundação Victor Civita, gestores argumentaram que os conteúdos dos cursos são muito teóricos, não tratam de problemas concretos do ambiente escolar e não contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias que eles precisam para exercer a função.

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

A troca de experiências entre diretores é o que os auxilia a refletir sobre os problemas da escola e a encontrar soluções para melhorar a aprendizagem dos estudantes, ressaltam os gestores que participaram do estudo do Cedhap. O caso do Ceará é um exemplo de política que promove ações para estimular a cooperação entre profissionais da educação. O pesquisador Cesar Nunes, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (Gepem) da Unicamp, explica que “conhecer uma diversidade de ideias, práticas, contextos, maneiras de lidar com os problemas é uma estratégia eficiente de formação em serviço”.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco