Sistemas

O Instituto Unibanco oferece ferramentas de gestão escolar com o objetivo de apoiar as equipes das Secretarias de Educação e das escolas no planejamento, na execução e no acompanhamento das atividades previstas pelo Jovem de Futuro, bem como possibilitar a formação a distância dos profissionais de educação nas metodologias e conceitos do projeto, a análise de estatísticas educacionais e a produção de informações sistematizadas para tomada de decisão.

Sistema Gestão de Projetos

O SGP é o sistema responsável por automatizar uma série de processos e procedimentos do Jovem de Futuro. Ele permite cadastrar usuários, registrar, controlar, acompanhar e monitorar as etapas do Circuito de Gestão. Os usuários do SGP são gestores escolares, agentes do Circuito de Gestão/supervisores, gestores e técnicos das regionais e das Secretarias de Educação parceiras do JF.

Os indicadores estruturantes (aulas dadas, frequência dos alunos e notas) também são registrados no SGP, permitindo seu monitoramento contínuo para melhoria do cotidiano da gestão em cada escola. Uma das importantes funcionalidades do SGP é produzir conteúdo qualificado – relatórios gerados a partir do cruzamento de um conjunto de dados – para a realização da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR).

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA é uma ferramenta tecnológica de ensino criada com o objetivo de possibilitar a formação a distância dos professores nas metodologias do Jovem de Futuro e na etapa on-line do curso de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem para os gestores escolares. Ela é disponibilizada aos gestores das escolas participantes do projeto, que contam com apoio de tutores virtuais, exercícios, fóruns e ferramentas para esclarecimento de dúvidas.

Sistema Instituto Unibanco de Análise da Rede Estadual de Ensino Médio

Desenvolvido para as Secretarias de Educação, o SITUA apresenta dados do Ideb/Saeb, da Prova Brasil, de rendimento escolar e de avaliações estaduais, divididos em síntese de indicadores e histórico das informações. É possível fazer pesquisas por região, bem como comparações entre regiões e por outros filtros. O sistema oferece rotas analíticas para facilitar a leitura e o uso dos dados e um protocolo que apoia o gestor na elaboração de análises sobre o contexto educacional do seu estado.

As equipes das Secretarias de Educação recebem formação para compreender como os dados educacionais compilados pelo SITUA podem auxiliá-las a priorizar ações e desenvolver estratégias mais adequadas para a melhoria do desempenho da rede de ensino.