Nova edição do Aprendizagem em Foco destaca ações da gestão para evitar evasão escolar das adolescentes mães

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, destacamos o papel do gestor na garantia do direito à educação das adolescentes mães. São apresentados dados que destacam a gravidez na adolescência como um dos principais fatores de evasão escolar. Por essa razão, as mulheres também representam a maioria entre os chamados nem-nem (jovens de 15 a 17 anos que não trabalham nem estudam).

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

Diante desse cenário, é ressaltada a importância do desenvolvimento de ações pela gestão de acolhimento às adolescentes grávidas ou que acabaram de se tornar mães, atendendo às necessidades específicas dessas alunas.

Também é fundamental que a escola estimule a reflexão sobre projetos de vida e realize um trabalho educativo junto aos estudantes, às famílias e aos profissionais que atuam na escola a respeito dos direitos sexuais e reprodutivos da(o)s jovens. É citado como exemplo o caso da Escola Municipal Eurico Salles, do Rio de Janeiro, que desenvolveu, em parceria com a unidade de saúde e a Secretaria Municipal de Educação, ações bem-sucedidas com esse foco.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco