Primeiro IUHack é realizado em Goiás

Goiás recebeu o primeiro IUHack, maratona tecnológica promovida pelo Instituto Unibanco em parceria com o Instituto Educa Digital e com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce) de Goiás, nos dias 24 e 25 de setembro. O evento foi realizado na Escola Estadual Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, município da Região Metropolitana de Goiânia. Durante 36 horas, cerca de 40 estudantes do Ensino Médio da rede estadual participaram de oficinas e atividades com o objetivo de fortalecer a gestão escolar democrática e participativa nas escolas, por meio da abordagem do design thinking. Para enfrentar a maratona, contaram com barracas, colchões infláveis, alimentação e opções de lazer para os horários de descanso.

Os jovens se dividiram em sete grupos, que trabalharam juntos durante todo o final de semana. Foram realizadas tanto atividades que trabalharam a empatia e a colaboração como oficinas de programação, games, memes, stop motion e criação de blogs. Na última etapa da maratona, cada grupo elaborou e apresentou um protótipo de projeto tecnológico voltados para a melhoria da aprendizagem.

Um dos destaques foi um protótipo de aplicativo para fortalecer a comunicação entre professores e alunos. Por meio da ferramenta, seriam disponibilizados arquivos em PDF com os conteúdos estudados, quizzes, videoaulas, espaço para tirar dúvidas, entre outros recursos.

Também chamou a atenção um projeto que previa uma interação mais próxima entre Secretaria de Educação, escola e estudantes. A ideia era composta por um site, que seria criado pela própria Secretaria, no qual professores poderiam inserir conteúdos e os alunos, tirar dúvidas, entre outros recursos. Além de ser um canal de interlocução mais direto com a Secretaria e com a escola, um dos principais diferenciais seria a possibilidade de cada aluno ter o seu login e acessar todos os conteúdos utilizados ao longo de sua trajetória escolar.

Esse foi o primeiro IUHack de uma série de cinco, que serão realizados nos estados parceiros do Jovem de Futuro. O próximo será nos dias 15 e 16 de outubro, no Piauí.

Para conferir os projetos elaborados pelos estudantes de Goiás, a agenda completa dos próximos encontros e mais informações sobre a iniciativa, acesse iuhack.org.