Estudantes do Ensino Médio da rede pública do Pará planejam levar experiências do Diálogo sobre Gestão para a comunidade

No último dia 19 de outubro, mais de 150 estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Pará participaram do Diálogo sobre Gestão, evento realizado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Instituto Unibanco.

Os jovens acompanharam palestra sobre o conceito de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem e participaram de oficinas de fanzine, vídeo-reportagem, rádio, carta-documento, cartaz e música brasileira amazônica.

Durante todo o dia, os estudantes trocaram experiências, conhecimentos e ideias. Para Sara Guimarães, 17 anos, da Escola Luiz Nunes Direito, conhecer a opinião e relatos de outras pessoas foi essencial e a ajudou a enxergar a própria escola de outra forma. “Com certeza é um dia que não vou esquecer”, afirmou. Sara também conta que, a partir da palestra sobre gestão escolar para resultados, já começou a pensar em como levar as oficinas culturais que desenvolvem na escola para o bairro e toda a comunidade escolar.

Christian Costa, 16 anos, da Escola Mario Barbosa, ressaltou a importância de ter atividades para as escolas de periferia e garantiu que os aprendizados e produções não ficariam limitados ao evento. “É importante reproduzir as coisas boas que aconteceram com a gente”, disse.

Garantir desdobramentos a partir do que foi produzido no evento também é uma preocupação de Michely Alves, coordenadora do Jovem de Futuro do Pará. Para Michely, o encontro foi importante pois ajuda a garantir “mais recursos para mobilização dos estudantes”.