Secretaria de Educação do Espírito Santo e Instituto Unibanco promovem evento com estudantes do Ensino Médio em Guarapari

A Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo, com o apoio do Instituto Unibanco, realiza hoje e amanhã (21 e 22 de novembro) o Diálogo sobre Gestão, evento que reunirá cerca de 300 estudantes (150 por dia) do Ensino Médio da rede pública do Estado com perfil de liderança. O objetivo é promover o engajamento desses jovens na gestão escolar.

A programação, com duração de oito horas diárias, prevê apresentações sobre conceitos relacionados à gestão das escolas, seguidas de reflexões coletivas de como é possível participar e contribuir para melhoria do cotidiano escolar. Divididos em grupos, os estudantes participarão de atividades de artes e escrita, nas quais produzirão fanzines, cordéis, cartazes, rap, cartas e programas de rádio e vídeo. A ideia é que, por meio desses trabalhos, eles expressem seus sentimentos, dificuldades e expectativas em relação ao espaço escolar e à gestão. Ao final, os alunos serão chamados para apresentar suas produções.

“Queremos com o evento saber como o jovem se vê implicado na gestão da escola e mostrar qual o seu papel nesse processo. Queremos escutar o jovem e fazer com que ele se veja como corresponsável na gestão escolar”, explica Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco.

Todo material produzido no evento pelos jovens será compilado em pendrive e distribuído aos estudantes para que apresentem e repliquem as atividades em suas escolas. “Nossa expectativa é que eles voltem para as suas escolas e compartilhem com colegas, professores e diretores o que vivenciaram”, completa Borba.