Evasão escolar é tema do 37ª boletim Aprendizagem em Foco

A edição 37 do boletim Aprendizagem em Foco coloca em pauta novamente a evasão escolar. Segundo dados do relatório “Education at a Glance 2017”, disponibilizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em setembro desse ano, 40% da população brasileira entre 25 e 34 anos de idade não possui o Ensino Médio completo.

Já o estudo “Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens”, fruto de uma parceria entre Fundação Brava, Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco e Insper, lançado em outubro desse ano, aponta uma estagnação na matrícula daqueles com idade de 15 e 16 anos [faixa na qual o jovem está no Ensino Médio] nos últimos 15 anos e um aumento de 6 pontos percentuais no índice de jovens de 17 anos fora da escola neste período.

A publicação aponta ainda as causas pelas quais alguém pode deixar a escola: dificuldades de acesso à escola, que podem estar relacionadas a falta de transporte; necessidades especiais; gravidez; violência; pobreza; trabalho; dificuldades de aprendizagem; clima escolar ruim; falta de significado e de flexibilidade no currículo; e baixa qualidade da educação.

Clique aqui para ler a edição do Aprendizagem em Foco

Manoel Evandro de Souza, diretor na Unidade Escolar Benjamin Baptista, de Teresina (PI), conta que, em 2008, a taxa de evasão da sua escola alcançava 19%. Assim, decidiu criar um programa de monitoria para que os alunos com melhor desempenho auxiliassem os colegas com mais dificuldades. O intuito era que quem tivesse muitos empecilhos na aprendizagem não abandonasse os estudos por causa disso. Atualmente, o índice de evasão da escola é de 1,9%.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco