O papel da gestão no acolhimento de alunos imigrantes

A edição 38 do Boletim Aprendizagem em Foco fala a respeito da situação de alunos imigrantes nas escolas públicas e sobre a importância de a gestão acolher este público. Segundo análise do Instituto Unibanco por meio de dados do Censo Escolar, houve um aumento de 112% no número de matrículas na educação básica de estrangeiros entre 2008 e 2016.

O Censo também mostra que mais de um terço (34,5%) das matrículas de alunos de outras nacionalidades estão concentradas em São Paulo. O estado é o mais estruturado para garantir o direito à educação para a população migrante. Todavia, não possui material de orientação pedagógica ou relacionado ao acolhimento dos alunos estrangeiros, algo que contribuiria para o trabalho de gestores e professores no processo de adaptação.

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Alguns dos problema para a inserção dos estudantes são a xenofobia e a diferença de idioma. Sem saber falar português, quando consegue vaga na escola, o estudante tem dificuldade para se comunicar com professores e colegas, e não entende o conteúdo ensinado durante as aulas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Infante Dom Henrique, localizada no Canindé, bairro do centro de São Paulo, é um exemplo de instituição que trabalha para promover a integração entre estudantes de diferentes nacionalidades e brasileiros. Além de manter uma comunicação visual em quatro idiomas (português, espanhol, árabe e inglês), a instituição promove o projeto “Escola Apropriada”, que reúne alunos para discutir a situação de imigrantes ou descendentes de estrangeiros. Além disso, foi incluído no currículo das aulas de História temas como xenofobia e trabalho análogo à escravidão, que envolve imigrantes.

Boletim Aprendizagem em Foco – O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

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