Jovem de Futuro em 2017: priorizando a aprendizagem de todas(os) as(os) estudantes

Em 2017, o Instituto Unibanco celebrou a ampliação da abrangência do Jovem de Futuro, com o início das ações em um novo estado, o Rio Grande do Norte, e de sua consolidação nas outras cinco redes em que está presente.

A nova parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte levou o Jovem de Futuro para 143 escolas da sua rede, alcançando cerca de 147 mil estudantes. Outras 99 unidades serão incluídas nos próximos três anos. A iniciativa visa apoiar os gestores em educação no desafio de avançar nos resultados de aprendizagem e alcançar uma melhoria relevante no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado.

Já o Espírito Santo, parceiro desde 2015, comemorou, ao final de 2017, a conclusão do primeiro ciclo de três anos do programa em 143 escolas de Ensino Médio. Em dezembro, um evento de fechamento do período e celebração das conquistas foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Paulo Hartung e de mais de 330 gestores escolares, superintendentes e técnicos da rede pública.

Além do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo, o programa Jovem de Futuro continuou a vencer desafios, em parceria com as redes públicas, no Ceará, em Goiás, no Pará e no Piauí. No total, cerca de 800 mil estudantes e 2 mil escolas participaram do programa nos 6 estados, em 2017.

DIÁLOGOS SOBRE GESTÃO

Um outro destaque do calendário de ações do Jovem de Futuro, em 2017, foi a realização da segunda edição do Diálogos sobre Gestão Escolar. Os encontros, realizados em cada um dos estados parceiros, entre julho e outubro, reuniram estudantes com o objetivo de para promover uma reflexão sobre a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.

A novidade da segunda edição do evento é que também foi incluída a participação de gestores, dirigentes regionais e profissionais de apoio ao circuito de gestão (ACG), para ampliar o canal de diálogo com as juventudes.

No total, cerca de 3.700 pessoas, entre estudantes e gestores, participaram do Diálogos nos seis estados.

SEMINÁRIOS ESTADUAIS

Entre novembro e dezembro, seminários regionais realizados em quatro estados parceiros (Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí) jogaram luz nas boas práticas de gestão das redes e promoveram o compartilhamento de conhecimento. Pela primeira vez, os encontros levaram profissionais de outro estado do programa para proporcionar a troca de experiências entre eles.

Antônio Souza, coordenador na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Educação do Ceará, participou do II Seminário Estadual de Gestores Escolares – Valorizando Experiências e Compartilhando Boas Práticas, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Pirenópolis (GO). Na ocasião, Souza relatou ao público ações da região do Cariri, sul cearense, voltadas à formação de líderes estudantis, à melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações, ao estímulo à leitura, entre outras. No total, cerca de duas mil pessoas, entre técnicos das secretarias, gestores escolares e estudantes, participaram dos quatro encontros.

NÚMEROS DO JOVEM DE FUTURO

(de 2007 A 2017)

1.6 milhão de estudantes

2.500 escolas públicas de Ensino Médio

11 redes de ensino (CE, ES, GO, MG, MS, PA, PI, RJ, RN, RS e SP)

10 anos de avaliação de impacto